Caro visitante,

Caso esteja com problemas de login no fórum sugerimos que peça nova password. Ser-lhe-á enviado um mail com uma nova password e um link de activação da mesma. Esta activação é essencial e sem ela a nova password não funcionará. Caso a nova password não permita o login, contacte a Administração do fórum.

O staff.

[Jacinto's family] Mais um... Novamente.

Onde as marcas britânicas são tema de conversa
Avatar do Utilizador
Jacinto
Administrador
Mensagens: 748
Registado: quarta 12 jul 2017, 23:45
Localização: Caldas da Rainha
Automóvel: '87 Rover 213SE, '00 Rover 400

[Jacinto's family] Mais um... Novamente.

#1

Mensagem por Jacinto » sexta 25 jan 2019, 22:56

De todas as vezes que digo que "a porta está fechada" para novos inquilinos, algo me prova que estou errado. No entanto, aqui estou, sem tempo sequer para actualizar os projectos actuais (já há tanta novidade em todos eles, e alguns ainda nem sequer foram abertos no novo espaço... :lol: ) e já caiu mais um de pára-quedas, foi literalmente uma compra em menos de 24h.

Tal como o 2600, foi identificada a oportunidade, e o meu pai, sendo que já não sei a qual de nós deve ser passado o atestado, quis ir ver de imediato a viatura, com tudo prontinho para o trazer. Foram feitos cerca de 500km para que tal pudesse acontecer, mas a verdade é que não havia muito por onde escapar à aquisição. Ao contrário do 2600, não é um "capricho" mas sim algo que o meu pai queria há bastante tempo para o seu uso.

A busca por este modelo já era longa, mas não só estava a ser difícil escapar à motorização que não nos agradava, como o meu pai só queria avançar para algo que achasse que valia mesmo a pena dentro do budget. Esse algo surgiu de forma inesperada, graças a uma pessoa deste espaço a quem deixo um profundo agradecimento, e permitiu que este exemplar não tivesse um destino menos bom.

Aguarda agora alguns cuidados para que venha para a estrada da melhor forma possível.

Mais uma vez deixo aqui no ar a questão: o que é que veio desta vez?

Apenas refiro que desta vez não é um "cromo repetido", nem somente na variante, muito menos foi algo que já tenha tido em casa no passado... Só o motor, vá :P

Avatar do Utilizador
PMLXPTO
Administrador
Mensagens: 1704
Registado: quarta 12 jul 2017, 21:13
Localização: Coimbra
Automóvel: '14 Jaguar XF, '99 Land Rover Defender, '91 Rover 214Si

#2

Mensagem por PMLXPTO » sábado 26 jan 2019, 00:08

Eu sei o que é :lol:

Avatar do Utilizador
EduardoCardoso
Mensagens: 201
Registado: quarta 28 mar 2018, 21:07
Localização: Vila Nova de Gaia
Automóvel: MG ZTT-T

#3

Mensagem por EduardoCardoso » sábado 26 jan 2019, 13:35

O que sairá daqui? !:-D
MG ZTT-T CDTI 2004 :auto-car:

Avatar do Utilizador
Jacinto
Administrador
Mensagens: 748
Registado: quarta 12 jul 2017, 23:45
Localização: Caldas da Rainha
Automóvel: '87 Rover 213SE, '00 Rover 400

#4

Mensagem por Jacinto » domingo 27 jan 2019, 23:31

Pois bem, já há uns anos que o meu pai procurava algo que se adequasse a viagens mais longas... O 213 dele é bom para as voltinhas e para o uso mais "de trabalho", e normalmente recorria à Tourer para isso... Ou, se o pudesse emprestar, o 400. No entanto, já falava desde aí de um 75, caso aparecesse um bom negócio, mesmo avariado (sendo ele mecânico, não seria grande problema).

Porém, eu tinha que ir buscar a vertente anti-diesel a algum lado. Gasóleo só seria opção mesmo em último caso. Mas era mesmo algo a considerar somente se aparecesse algo que ele achasse que valia a pena.

No fim-de-semana passado, no Sábado, o Hugo Martins perguntou se havia alguém disposto a salvar um 75 1.8 de um destino menos bom, estando tudo alinhavado para ser dado para abate na semana seguinte, uma vez que o carro aqueceu (muito) e a junta... Já se sabe. Falei com o meu pai, que já sabia que iria estar interessado, e quis ir ver o carro no dia seguinte. De referir que o carro estava em Vila Nova de Santo André, e nós nas Caldas da Rainha. Falou com o proprietário e disse que, com 90% de certeza, ficava com o carro, ainda sem o ver.

Lá fomos nós...
IMG_20190120_104727.jpg
Saímos daqui pelas 11h e chegámos pela hora do almoço... Lá se encheu a barriga com secretos de porco preto. :P

Depois de almoço, e sem saber tendo almoçado num restaurante bem próximo do local onde se encontrava o carro, lá seguimos para o ponto de encontro.
IMG_20190120_142807.jpg

Lá estava ele!
IMG_20190120_152924sm.jpg
IMG_20190120_152934sm.jpg

O meu pai a apreciar... E gostou do que viu.
IMG_20190120_154537.jpg

Assim sendo, era altura de tratar da papelada e chamar o reboque. O carro estava parado desde que aqueceu, fazia cerca de dois meses, com a bateria descarregada e sem anticongelante. Portanto, nem se tentou colocar a trabalhar.


Bela traseira, esta... Assim o bocadinho para o hatchback, mas ainda assim jeitosinha :lol:
IMG-20190120-WA0012sm.jpg
IMG-20190120-WA0016sm.jpg

Para meu espanto, no dia seguinte já estava em casa.

Rapidamente se deu uma olhadela, para ver o que obtivemos pelo valor reduzido que foi dado, e se realmente valeu a pena a salvação.

Bateria carregada, era altura de tentar pôr o carro a trabalhar.

Tentar, disse eu.

https://youtu.be/_i4SLZ7igKA


Eventualmente pegou, com dificuldade, mas acabou por ficar com um trabalhar sereno e sem barulhos estranhos... Não o esperava após os seus 260000km. É tão estranho ouvir este motor nesta carroçaria :D

https://youtu.be/eybQ4ugPVMs


Não resistimos a dar uma voltinha com ele... E deu para verificar que a suspensão não precisa de grande investimento, e que, ao contrário do que pensava, o 1.8 não é assim tão pastelão no 75 quanto pensava. Não é foguete nenhum, mas a meu ver, é mais agradável que um com motorização a gasóleo (mas isso é para mim que não suporto esses motores sem ser em jipes, tractores, camiões, carrinhas de ir à lenha, etc :P :lol: ). A suavidade, que não era um ponto fraco nos CDT/CDTi que experimentei, é mais acentuada no 1.8, como seria de esperar. E será que já disse até hoje que adoro a sonoridade de um série K?

Gostei mais de o conduzir que o único CDT que experimentei. Para o CDTi, já se nota alguma diferença... Mas não me chateia de todo :)

Depois da volta, nova inspecção. Vamos ver a compressão, uma vez que ele começou a falhar quando chegou à temperatura "normal" (deu para eliminar aqui um problema crónico dos 75... À devida temperatura, a ventoínha disparou, pelo que não existirá problema nas resistências da mesma, voltando a desligar sem que a temperatura subisse). Os cilindros 1 e 2 têm uma compressão claramente mais baixa, pelo que terá aí alguma passagem, justificando também o facto de custar a pegar a frio. Está também a consumir o líquido de refrigeração.

https://youtu.be/20GwM6yK4DE


Fora isso, algumas zonas necessitam de pintura, que será tratada mal esteja a parte mecânica concluída, e há a necessidade de mais alguns cuidados.
IMG_20190121_201051.jpg
IMG_20190121_212954.jpg
IMG_20190121_213008.jpg
IMG_20190121_213025.jpg
IMG_20190121_213050.jpg
IMG_20190121_213103.jpg
IMG_20190121_213220.jpg
Ouvia-se um barulho em carga, mas que parecia vir algures da roda... Um tilintar metálico. Não é mais que um apoio da transmissão inventado que estava solto, e que será obviamente reparado. O barulho também se ouvia esporadicamente com o carro parado.


Mais umas fotos à luz do dia:
IMG_20190126_171909sm.jpg
IMG_20190126_171922sm.jpg
IMG_20190126_171930sm.jpg
IMG_20190126_171941sm.jpg
IMG_20190126_172019.jpg
IMG_20190126_172026.jpg
IMG_20190126_172033.jpg
IMG_20190126_172041.jpg

E aqui já pronto para se iniciarem os trabalhos:
IMG_20190127_174350sm.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Junglas
Mensagens: 312
Registado: segunda 01 jan 2018, 22:17

#5

Mensagem por Junglas » segunda 28 jan 2019, 08:21

Já estava a estranhar, o jacinto com um diesel sem ferrugem...

Menos um carro na prensa e mais um nas estradas!

Avatar do Utilizador
Jacinto
Administrador
Mensagens: 748
Registado: quarta 12 jul 2017, 23:45
Localização: Caldas da Rainha
Automóvel: '87 Rover 213SE, '00 Rover 400

#6

Mensagem por Jacinto » segunda 28 jan 2019, 13:35

Eheh, este é só em painéis removíveis :P

Avatar do Utilizador
EduardoCardoso
Mensagens: 201
Registado: quarta 28 mar 2018, 21:07
Localização: Vila Nova de Gaia
Automóvel: MG ZTT-T

#7

Mensagem por EduardoCardoso » segunda 28 jan 2019, 15:58

O interior parece estar em excelente estado apesar dos km, só o volante um pouco gasto o que é normal. Bela compra. :-D
MG ZTT-T CDTI 2004 :auto-car:

Avatar do Utilizador
Jacinto
Administrador
Mensagens: 748
Registado: quarta 12 jul 2017, 23:45
Localização: Caldas da Rainha
Automóvel: '87 Rover 213SE, '00 Rover 400

#8

Mensagem por Jacinto » segunda 28 jan 2019, 18:39

EduardoCardoso Escreveu:
segunda 28 jan 2019, 15:58
O interior parece estar em excelente estado apesar dos km, só o volante um pouco gasto o que é normal. Bela compra. :-D
Os bancos já foram estofados... Desconfio que fossem mesmo em tecido, de origem. O volante será também estofado, tudo a seu tempo! :D

Avatar do Utilizador
TiKoPeReS
Mensagens: 256
Registado: terça 09 jan 2018, 10:04
Localização: Linda a Velha
Automóvel: MG ZS MkII C270CDi W203 FiAT Tempra S.W. 1.4 i.e Rover 214i Mk1 cabriolet

#9

Mensagem por TiKoPeReS » segunda 28 jan 2019, 19:56

So posso dar te os parabéns Jacinto, pelo salvamento do 75...

So gostava eu d ter espaco e tinha também um campo d salvamento d alguns veículos que adoro...

MUITOS PARABENS
MG ZS mk2 -- 105cv
Mercedes C270 w203 -- 170cv
Fiat Tempra SW i.e -- 75cv
Rover 214i Mk1 Cabriolet -- 105cv
Assistence & Powered- By CMPerformance
Clean & detailed - by me :text-woo:

Avatar do Utilizador
Jomag
Mensagens: 195
Registado: terça 02 jan 2018, 22:36
Localização: Parede
Automóvel: Austin

#10

Mensagem por Jomag » terça 29 jan 2019, 13:59

Muitos parabéns. Não podia ter ido ter a melhor porto. Espero um dia poder vê-lo ao vivo e a côres.

Um abraço

Responder

Voltar para “Geral”